Exercício fisico como recomendação de 1ª linha para mais longevidade nos adultos
Apesar dos avanços na medicina, na assistência médica e nas condições sociais, uma maior expectativa de vida não é necessariamente acompanhada de uma saúde melhor. A prática de exercícios físicos traz múltiplos benefícios à saúde e pode retardar alguns dos efeitos negativos do envelhecimento. Por exemplo, os exercícios melhoram os resultados fisiológicos em idosos que passaram por longos períodos de sedentarismo, nonagenários, e idosos com fragilidade ou sarcopenia. O exercício físico é definido como "atividade física planejada, estruturada e repetitiva".

Nos últimos anos, foram desenvolvidas diretrizes para níveis de exercícios apropriados para adultos mais velhos.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que idosos pratiquem ≥ 150 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada ou ≥ 75 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade vigorosa por semana, ou uma combinação equivalente dos dois. Mas calma, existem várias formas e estratégias para realizar a totalidade de minutos recomendados, sendo que não precisam realizar a totalidade de forma seguida, mas realizar os exercícios, por exemplo, em sessões de 10 minutos ou mais.
Atividades com sustentação de peso podem ajudar a manter a saúde óssea e funcional. Manter-se fisicamente ativo também reduz doenças crônicas não transmissíveis, depressão e declínio cognitivo.
Benefícios adicionais à saúde podem ser obtidos aumentando gradualmente o tempo semanal dedicado ao exercício.
Os idosos com mobilidade reduzida devem ainda praticar exercícios pelo menos 3 vezes por semana para fortalecer os principais grupos musculares, manter ou melhorar o equilíbrio e reduzir o risco de quedas.
Os idosos que não podem praticar exercícios devido a problemas de saúde devem, tanto quanto possível, praticar atividades físicas compatíveis com suas capacidades. SEDENTARISMO NUNCA É UMA SOLUÇÃO!
Essas diretrizes refletem o consenso generalizado de que:
Se a atividade física fosse uma droga, nós a chamaríamos de uma cura milagrosa, devido às inúmeras doenças que ela pode prevenir e ajudar a tratar.
Artigo baseado: J Sport Health Sci. 2020 Jun 7;10(1):29–47. doi: 10.1016/j.jshs.2020.06.003 PMCID: PMC7858023 PMID: 32525097